ICO – O que é e tudo que você precisa saber sobre o assunto!

ICO ( Initial Coin Offering ) é uma sigla para Oferta Inicial de Criptomoeda, que nada mais que uma maneira totalmente desregulamentada que startups e desenvolvedores utilizam para arrecadar dinheiro para financiar seus projetos relacionados a criptomoedas.

O processo é bem simples uma quantidade da moeda que ainda não exista é reservada para investidores na forma de tokens, que posteriormente serão trocados pela criptomoeda real.

Esses tokens são vendidos e o dinheiro levantado ( normalmente na forma de Bitcoin ) é utilizado para financiar o projeto.

Como funciona uma ICO?

O mercado é totalmente desregulamento ou seja não existem regras de como uma ICO deve funcionar, mas no geral podemos dizer que uma ICO funciona da seguinte maneira:

Uma pessoa ou grupo decide criar uma nova criptomoeda, ele(s) então criam um Whitepaper, que é um documento que tenta explicar como a moeda vai funcionar, quais são seus diferenciais, objetivos, quanto dinheiro será levantado, quantos tokens cada um dos pioneiros do projeto vai receber, e por quanto tempo o levantamento de dinheiro vai durar.

Com esse whitepaper as pessoas envolvida no projeto começam a então divulgar o projeto em fóruns, grupos e sites relacionados a criptomoedas, caso eles não consigam levantar o dinheiro necessário para tocar o projeto, os investidores inicias recebem seu dinheiro de volta, e o projeto acaba ai.

Normalmente para se levantar o dinheiro são usados smart contracts no Etherium, esses contratos inteligentes ficam responsáveis por executar a divisão, distribuição e devolução ( caso haja ) do dinheiro ( normalmente em forma de Bitcoin ou Ether ).

O grande problema das ICO’s

Com a atual euforia em relação ao mercado de criptomoedas é comum que pessoas com esperança de ganhar muito dinheiro, invistam em projetos sem fazer o mínimo de pesquisa, sabendo disso pessoas mal intencionadas acabam criando ICO’s e então quando levantam o dinheiro desejado simplesmente somem do mapa, então tenha MUITO CUIDADO ao colocar seu dinheiro em qualquer ICO, pesquisa bastante e tenha certeza que pode confiar nas pessoas envolvidas no projeto.

Existem alguns sites como o ICORating.com e Smith + Crown que podem ajudar a descobrir se uma ICO é boa ou ruim.

É isso ai, espero que tenha gostado, e em caso de dúvidas use o campo de comentários abaixo.

André D. Oliveira

Conheci o Bitcoin em 2012, comprei pela primeira vez em 2013 e desde então venho acompanhando mesmo que de longe a evolução das criptomoedas. Trabalho como analista de marketing e estou graduando em Ciências da Computação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *