Dia do Rádio – 25 de Setembro

dia-do-radio-25-de-setembro

Dia 25 de Setembro comemora-se o dia do Rádio! Saiba aqui no Froog tudo sobre esse aparelho que alegra os nossos dias com músicas. Quem inventou e como funciona, só aqui com exclusividade!

Dia do Rádio é comemorado no dia 25 de Setembro

Quem Inventou?

(na foto: Marconi à esquerda e Nikola à direita)

A transmissão de ondas de som por rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no final do século 19 (XIX). Porém a Suprema Corte Americana considerou Nikola Tesla o inventor do rádio, isso se deve ao fato de que Marconi utilizou de 19 descobertas patenteadas por Nikola para desenvolver seu projeto.

No Brasil em 1893 o padre Roberto Landell também iniciou seus experimentos, feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. O Padre realizou as suas primeiras transmissões, no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.

A Primeira Emissora de Rádio e Transmissão no Brasil

A primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em  1922, em que o presidente Epitácio Pessoa  abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso foi transmitido para as cidades de Niterói, Petrópolis e São Paulo, por uma antena no Corcovado.

A primeira estação de rádio do Brasil foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Seu fundador foi Edgar Roquette-Pinto, ela foi adquirida pelo governo em 1936. Hoje ela possui o nome de Rádio MEC.

Como Funciona ?

Receptor

O receptor de rádio decodifica os sinais eletromagnéticos recebidos, captados pela antena, transformando-os em ondas sonoras, sinais digitais e/ou analógicos. A televisão e o rádio automotivo, por exemplo, são receptores.

O equipamento é conectado a uma antena receptora, um sistema de sintonia e amplificadores de áudio, vídeo e/ou sinais digitais.

Transmissor

O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radioreceptor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV Alem do LW.

Transceptor

O radio-transceptor, funciona das duas formas, como transmissor e receptor, alguns exemplos de transceptor são, o telefone celular, os radares nos aeroportos, os equipamentos de comunicações em veículos oficiais, e de empresas particulares.

Podcast e Web Rádios.

Atualmente as rádios vem se tornando muito comuns, pricipalmente pela facilidade de você criar uma através da internet. Essas rádios são conhecidas como web rádios e possuem esse nome por utilizarem da internet para transmitirem suas músicas e informações.

Podcast é um pouco diferente de web rádio, o podcast consiste na divulgação de qualquer arquivo de aúdio pela internet.

Publicado em: Outros

2 Comments

  1. william says:

    Adorei a materia, era o que estava procurando!

  2. Luiz Arthur says:

    Importantissimo pioneirismo do Padre Landell.
    Pena que seja tão pouco divilgado e fatalmente cairá no esquecimento.

Deixe um comentário