Como Medir Pressão

como-medir-pressao

Aprenda a medir (aferir) a pressão arterial de uma maneira bem simples e correta! Clique para ler mais.

Como medir (aferir) a Pressão Arterial Corretamente


Saber como aferir a P.A. (Pressão Arterial) é essencial para quem tem pessoas hipertensas em casa. A hipertensão pode ser muito perigosa e pode até mesmo causar Acidentes Vasculares Celebrais (AVC). Há várias maneiras de realizar esse procedimento, se você possui aquele Esfigmomanômetro digital, é muito mais fácil só acople ele no pulso e ligue.

Agora se você dispõe de um Estetoscópio ( o de ouvir coração) e um Esfigmomanômetro ( o que coloca no braço) o procedimento é outro mas continua sendo bem simples. Acompanhe as instruções:

  1. Coloque o paciente sentado e o braço dele na altura do peito. Peça para que levante a manga da roupa, evitando assim que ela atrapalhe o procedimento.
  2. Vamos agora posicionar o Esfigmomanômetro no braço do paciente. Preste atenção, você deve colocá-lo acima da “dobra” do braço com o ante-braço. Note que há uma seta  no Esfigmo, ela deve ficar ligeiramente para dentro, no sentido do dedo anelar.
  3. Ajuste o esfigmo para o braço do paciente e feche. Feche também a válvula da bomba de ar.
  4. Possicione agora o Estetoscópio. Ele deve ficar na dobra do braço, lembra da seta no esfigmo? Ela deve apontar para o Estetoscópio. Coloque o estetoscópio no ouvido.
  5. Começe a inflar o Esfigmomanômetro, deixe chegar até a marca de 200 ( se o paciente for hipertenso pode inflar mais um pouco). Se você parou de escutar os batimentos no braço está tudo certo, se não, infle mais um pouco até parar.
  6. Depois disso começe a abrir a válvula lentamente deixando o ar sair.  Quando você escutar o primeiro batimento essa é a pressão sistólica, memorize ela. Continue a abrir a valvulá até parar de ouvir qualquer som, quando isso acontecer essa será a pressão diastólica, memorize ela também.
  7. A P.A. normal é 120X80, sendo 120 refere-se à pressão arterial sistólica e 80 refere-se à pressão arterial diastólica, ambas medidas em milímetros de mercúrio (mmHg).
  8. A P.A. pode variar um pouco, tanto para mais quanto para menos, variações pequenas não são motivos de preocupação. Mas se a P.A. estiver muito alta ou muito baixa procure uma unidade de saúde.
Publicado em: Guias e Tutoriais

8 Comments

  1. Maria Liduina F. Garcia says:

    Òtima matéria.Parabéns!

  2. Paulo Fernando Neves Alves says:

    Muito bem explicado a matéria que é de grande importância.Parabéns.

  3. Stefano fazzini says:

    Me desculpe o editor da matéria mas esta completamente errado o método, de acordo com as diretrizes da sociedade brasileira de cardiologia. E do conselho Reginaldo de medicina. Erros que estão quase sempre relacionados aos falsos diagnósticos de hipertensao pelo pais.

    1. O estetoscópio nao pode ser posicionado na fossa cubital antes da palpação do pulso radial.
    2. Nao dever nunca ser insuflado ate 200 nem mesmo a mais sem saber antes a pressão diastolica
    3. Deve ser insuflado uma primeiro 20 a 30 mmhg apenas acima da PÁ sistolica e desinsuflar
    Depois insuflar novamente para aferir a diastolica.
    4. Nem todo hipertenso tem a PÁ sistolica mais de 200 então pra que insuflar a mais?

    Tudo isso pode aumentar muito a pressão arterial, dando falsos diagnósticos e insuflando nosso pronto atendimentos.

  4. Edilamar says:

    show,parabens,muito util

  5. claudio says:

    Gostaria de vídeos sob aferimento de pressaoes arterial detalhado

    4 rrr

  6. Zezito says:

    É muito prático e já estou usando.

  7. Ivirton says:

    Gostei do que foi explicado, depois de feito isso se a PA for de 160/105 nao se pode fazer exercicios, se ela for inferior pode se fazer exercicios.

Deixe um comentário