Como criar conta no Tumblr e configurar seu blog

Quando muitos achavam que os blogs pessoais estavam mortos, graças as redes sociais e micro-blogs como Facebook e Twitter, o Tumblr, surgiu e mostrou que ainda hoje os blogs pessoais podem existir. Apesar de não ser uma ferramente tão poderosa como o WordPress por exemplo, o Tumblr desempenha muito bem o seu papel e permite que seus usuários criem blogs muito bacanas tanto em visual como em conteúdo, se você está a procura de uma maneira rápida e fácil de criar um blog, o tumblr foi feito para você.

Se você quer entrar para essa turma e criar um blog no Tumblr, está página foi feita para você, além de criar sua conta, nós vamos te ajudar também a configurar o visual do seu primeiro Blog, e vamos te explicar para que serve as principais funções do Tumblr.

Apesar de ter um interface muito agradável utilizar o Tumblr não é nada fácil para os iniciantes da internet que não dominam o Inglês, mas se este é o seu caso não se preocupe nós iremos te ajudar e ao final desta matéria você já terá um blog rodando em perfeitas condições.

Como Criar Conta no Tumblr

  1. Acesse o site www.tumblr.com/register
  2. Lá embaixo Preencha os seguintes campos: E-mail Address ( seu endereço de e-mail ), Password ( sua senha ), URL ( Nome/Endereço do seu blog ), dúvidas confira a imagem abaixo:
  3. Clique em “Start Posting”.
  4. Preencha as letrinhas ( captcha ), que o tumblr vai te passar e clique em “I’m a Human”
  5. Vá no seu e-mail, e clique no Link que o Tumblr enviou
  6. Pronto sua conta foi criada e você já está apto á usar o Tumblr!

Possíveis Erros:

Another person has claimed this URL.

Isso acontece porque o nome/endereço/url que você escolheu não está disponível, tente outro nome, por exemplo se você tentou utilizar o nome cabelo, tente novamente com o nome cabelo2012, e por ai vai.

Dentro do Tumblr – Configurando seu blog

Quando você entra no Tumblr, você já cai direto na página de administração do seu blog, como essa é sua primeira visita ele te mostrará uma caixinha ( imagem abaixo), com 4 passos iniciais para você personalizar seu blog, todos esses passos são OPCIONAIS, ou seja você só faz se quiser. Essas opções em ordem seriam, Colocar uma foto sua, Escolher uma tema e título para seu blog, Seguir ao menos 5 pessoas e trocar seu avatar.

Como dito anteriormente todos esses passos são opções, mas como dito anteriormente, está página tem também como objetivo te ajudar a configurar seu blog, então vamos fazer o mais importante, que seria criar um título e escolher um tema para nosso blog ou seja a segunda opção, vamos lá.

Clique em PICK A THEME AND TITLE FOR YOUR BLOG

Você será redirecionado para página de customização de seu blog, e lá em cima bem no canto esquerdo você verá “THEME”, clique lá e em seguida escolha FREE THEMES, assim você só ira visualizar os temas gratuitos. Você poderá testar quantos temas quiser, quando achar o que fica mais legal para seu blog, clique em “USE” lá em cima.  Pronto seu blog já tem um tema.

Agora vamos preencher o título e a descrição do blog é muito fácil fazer isso, basta preencher o TITLE e a DESCRIPTION, e em seguida clicar em SAVE, lá em cima, pronto agora seu Tumblr já tem nome, design e está pronto para uso.

Ao clicar em “Close”, você será redirecionado para a página inicial de seu blog.

Funcionalidades do Tumblr

Na página inicial do Tumblr, você verá ali em cima um menu vertical com alguns itens, que serve para você compartilhar coisas em seu blog, eles são em ordem:

  • Text – Serve para você compartilhar textos, é possível também adicionar imagens no texto.
  • Photo – Como o próprio nome sugere, serve para você compartilhar fotos.
  • Quote – Serve para você quotar frases ou textos de outras pessoas.
  • Link – posta links simples, com título e endereço
  • Chat – Essa funcionalidade é muito bacana e serve para você recriar conversas que você teve com alguma pessoa, não confunda isso não irá criar um chat em seu blog.
  • Audio – Como o nome sugere serve para postar audio, é possível enviar o mp3 do seu computador ou enviar algum link da internet.
  • Vídeo – Novamente, como o nome sugere serve para compartilhar vídeos em seu blog, você pode enviar vídeos do Youtube, através do link ou se preferir pode enviar vídeos do seu computador para o Tumblr, mas atenção o limite de tamanho dos vídeos é de 100mb, já a duração não deve passar de 5 minutos.

Bom pessoal, por enquanto é só isso, na medida que novas dúvidas e ideias forem surgindo eu vou atualizando está página, em caso de dúvida deixe um comentário e eu ou algum outro membro ou visitante do site, tentaremos te ajudar.

Publicado em: Guias e Tutoriais

Comments are closed.