Aposentadoria por Invalidez

aposentadoria_por_invalidez
A Aposentadoria por invalidez é dada a todo segurado que não é capaz de realizar nenhum tipo de atividade remunerada para garantir o seu próprio sustendo, para conseguir o benefício e preciso passar por alguns procedimentos.

Como ser Aposentado por Invalidez

Existe uma carência exigada ( contribuição ) de doze meses para poder ser apto a receber a aposentadoria por invalidez, salvo o caso de que você adquira a invalidez por algum acidente, ou no caso de se adquirir alguma doença ( só valem doenças que constam na lista do Ministério da Saúde ) após a filiação a Previdência Social.

A exigência de contribuição não existe para segurados especiais que podem compravar ter trabalhor por 12 meses ou mais no campo, ou seja que tenha exercído alguma atividade rural durante o período de 12 meses.

O Processo – Aposentadoria por Invalidez

Primeiro o Contribuinte deve conseguir o auxílio-doença através de pericia médica. Caso o médico do INSS constante que o Segurado não tem mais condições de trabalhar, ele deve passar por outro médico para ser reavaliado e aí sim emitir o pedido de aposentadoria por invalidez.

Dependo da Grávida da situação os médicos podem pedir a aposentádoria sem obrigatóriamente fazer com que o paciente receba auxílio-doença.

Publicado em: Guias e Tutoriais

13 Comments

  1. Clausemiro Vieira says:

    Gostaria de saber se é verdade que uma pessoa que esta mais de 2 anos na pericia do INSS pode pedir Aposentadoria por Invalidez?

    Como faz para pedir Aposentadoria por Invalidez?

    Sou motorista de onibus e tomo remedios fortes que proibem dirigir, o medico perito do INSS pode me liberar para trabalhar?

    E se me liberar oque faso? volto a trabalhar?

  2. cintia says:

    como faço para consegui me aponsenta por invalidez por problemas de coração?

  3. gilberto adriano says:

    quero saber se é verdade que o aposentado por invalides tem direito de desconto de 40% na compra de automovel zero km ?

    • cleber londero says:

      tem direito ao desconto de 28 a 31 por cento dependendo da concessionaria, e tem que fazer os papel, dependendo aonde vai compra o carro ja tem uma pessoa pra fazer.

  4. Jonas says:

    Recebo um beneficio auxilior doença a 1 ano como faso para min aposentar por invalidez

  5. Shirley says:

    Estou licenciada a 9 anos, neste período já passei por 2 cirurgias de coluna e 3 de joelhos,agora fui encaminhada para reabilitação sendo que vou ter que fazer mais uma cirurgia de coluna e uma de joelho,já entrei com o pedido de aposentadoria por invalidez pela federal, mas foi negada, o que fazer?

  6. francis says:

    Clausemiro, boa noite. O direito de pedir todos tem. Para a abtenção da aposentadoria por invalidez deve-se em “regra” ser filiado junto a Previdencia Social. Segundo, não basta a constatação da invalidez, deve ficar comprovado a invalidez permanente, bem como a idade é fator preponderante para a conquista da aposentadoria. Ex, uma pessoa com idade de 35 anos, em regra não será aposentada facilmente por invalidez, porque o INSS defende a tese de que a pessoa naquela idade poderá vir a ser reabilitada(ser curada ou desempenhar uma função), por isso o INSS prefere conceder auxílio doênça por longos anos. Mas há doênças que são irreversiveis, ai sim, torna-se mais facil conseguir se aposentar por ivalidez, entendeu companheiro. E ainda, existem doênças listadas junto ao Ministério da Saúde que de plano são reconhecidas a invalidez permanente e consequentemente a aposentadoria, ex AIDS, CANCER, segueira, etc. se VC está recebendo auxílio doênça por dois anos pode requerer a conversão do auxílio doênça por aposentadoria por invalidez, se o INSS negar, vc procura um Advogado e entra na justiça com a negativa do INSS e requer a conversão do auxílio em aposentadoria por invalidez, entendeu. O médico do Inss pode sim te liberar, porém vc não deve ficar parado recorra à justiça, pedindo a aposentadoria. O inss não determina aposentadoria, quem manda é judiciário amigo.

  7. francis says:

    Oi Sra. Cintia, a resposta que ofereci ao colega Clausemiro, lhe dá um norte em relação a aposentadoria por invalidez.Abraço.

  8. francis says:

    Oi Sro. Gilberto, o desconto é a isenção do IPI E DO ICMS.E varia de acordo com o valor do carro, mas já lhe adianto não chega aos 40% não. Quanto a sua pergunta, o que leva ao direito do desconto não é tão somente a invalidez. Essa invalidez deve consequentemente gerar “deficiência física”.

  9. francis says:

    Sro Jonas, o comentário que ofertei ao Sro Clausemiro responde a sua pergunta, valeu.

  10. francis says:

    Dona Shirlei boa noite. A senhora deve recorrer ao TRF, A SENHORA VAI CONSEGUIR

  11. cida says:

    oi, meu pai é doente e ñ pode trabalhar com problema d coluna e outras coisas mais e ñ consegue aposentar.. por que? ele desenganado dos médico, mesmo assim ñ aposenta :(

Deixe um comentário